COMUNICAÇÃO
Comunicar-se com primazia é tarefa trabalhosa. Saber transmitir idéias e expressar emoções não é para qualquer pessoa. Sei que os estudos, técnicas e experiências de vida auxiliam nessa missão que enfrentamos na nossa rotina diária.
O ser humano é um ser social que precisa de companhia e expressar o que sente. Recordo-me do episódio piloto de Além da Imaginação – cujo o nome original é "The Twilight Zone" Where Is Everybody? Apesar de ser lançado em 2 de outubro de 1959, até hoje ao assistir me dá uma sensação de agonia causada pela solidão, mesmo senda produzida com efeitos especiais onde analisando com olhos críticos se observa a utilização de miniaturas que dão a mesma sensação que o personagem icônico dos quadrinhos causam dando identificação da ilusão em realidade – muito bem explicada por Scott McCloud em Desvendando os Quadrinhos. Sente-se também a tensão produzida pela trilha sonora. Podemos observar momentos cinematográficos derivados, onde por exemplo, pode-se sentir a mesma tensão no início do filme Day of the Dead (1985) de George Romero, que depois foi sampleada e utilizada na música M1-A1 do Gorillaz.
A comunicação não somente por palavras ditas e escritas. Por palavras expressas, interpretadas e gesticuladas. A comunicação por qualquer forma de expressão é transmissão auxiliada por pequenos grandes detalhes que fazem muita diferença.
Não devemos esquecer que a comunicação deve se dar entre o transmissor e o receptor da informação, e que ambos devem encontrar uma sintonia para o entendimento. Quanto maior essa sintonia, melhor será recebida a transmissão.
Analisamos agora que a comunicação deixa de ser trabalho solitário para ser ato conjunto. Agora podemos pensar e quando existe mais de um comunicador e mais de um receptor?
Bom, daí posso garantir que nascem belas histórias e estranhos diálogos.
Podem existir tecnologias que facilitam a comunicação, através de dados, bytes e tons. Existem mensagens mais pessoais através de bites, olhares e suspiros.
Não sabemos como nos comunicamos na vida digital, e usamos artimanhas e charmes que nunca sonhamos na vida real.
As pessoas nunca se perguntam como funciona uma televisão ou um computador. São sempre objetos mágicos que nos trazem o que queremos, e então porque não deixar usar a mágica em cada expressão?
Ok, eu sei como funciona uma televisão ou um computador, mas porque não acreditar em mágica? Afinal, nunca se sabe quem irá receber a mensagem do jeito que você quis dizer, muito menos quem irá entender.
O importante é lembrar que comunicação é antes de tudo é a AÇÃO de se COMUNICAR.
Então comece a agir para se fazer entender, usando as ferramentas que possui sem medo de tentar.
Kevin Rodhes - personagem do livro Terapia escrito por djpandacwb
Mídias, artigos acadêmicos, multidisciplinaridade, arte, história em quadrinhos, contos, poesias, tirinhas, fotos, imagens. Diário de um artista amador.
artista:def. pessoa que cultiva as belas-artes ou as artes mecânicas; pessoa que exerce uma arte; amante das artes; talentoso; astuto, manhoso.
amador:def. namorador; apreciador; cultor curioso de qualquer arte; aquele que tem conhecimentos pouco aprofundados sobre determinado assunto.
quarta-feira, 18 de abril de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
SÍNDROME DO MELHOR AMIGO Como sempre estava num bar. Encontrei vários amigos de lugares diferentes, tentei conversar um pouco com todos...
-
MENSAGEM NA BORRA Ainda sinto o olhar de tédio que me apavora quando falo demais sobre mim, quando faço insinuações óbvias, quando a ma...
Nenhum comentário:
Postar um comentário